segunda-feira, 24 de março de 2008

CORREDOR T5 - UM NOVO CANTEIRO DE OBRAS IRÁ RASGAR A CIDADE...

RIO - O que até semana passada eram apenas projetos ambiciosos para o trânsito na cidade, especialmente na Barra da Tijuca, mas sem nada muito pálpavel, agora já têm nas cifras um elemento mais concreto. A bagatela de aproximadamente R$ 945 milhões será o suporte exigido para que a implantação do corredor T5 – uma via exclusiva para ônibus modernos, ligando inicialmente a Barra da Tijuca e a Penha – e do sistema batizado pela prefeitura de 'Metrô sobre Pneus' virem realidade.
Hoje foi lançado o edital de licitação para as obras vislumbradas pelo arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. A empresa que oferecer o preço mais baixo, tendo como base o valor de R$ 292,8 milhões, será responsável por construir e gerir o sistema que contará com nove linhas iniciais – a maioria contemplando a Barra. A concorrência acontece no dia 24 de abril.
De acordo com o projeto da prefeitura, que não teve participação da Secretaria Municipal de Transporte, o bairro terá ligação direta com as estações Siqueira Campos, Botafogo e Del Castilho do metrô, além de uma linha circular pelo bairro e outras duas levando ao Recreio dos Bandeirantes e à Vila do Pan. Completando as nove linhas, estão uma ligando Del Castilho ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e outra unindo a Estação das Barcas, na Praça XV, à estação Cinelândia do metrô, passando pelo aeroporto Santos Dumont.
Os embarques e desembarques nos 388 ônibus e micro-ônibus que circularão nos trajetos serão feitas dentro de tubos cilíndricos modernos, exatamente como implantado em Curitiba, capital paranaense.
Ontem foi a vez de a prefeitura anunciar detalhes do Corredor T5. Serão 28 km de via segregada ligando o Terminal do Alvorada, na Barra, até o Largo da Penha, passando por Jacarepaguá e Madureira. No trajeto, serão construídas 36 plataformas de embarque e desembarque. Nos dois projetos da prefeitura, a tarifa básica deve ficar em R$ 2, permitindo a integração gratuita com linhas auxiliares nas estações.
O custo do projeto será de R$ 650,6 milhões. Ônibus modernos, com circuito de TV e serviço de alto-falante, com capacidade para 160 pessoas cada, farão integração com a linha 2 do metrô e com três ramais da Supervia, além de linhas complementares de ônibus. Dois mergulhões e dois viadutos terão que ser construídos ao longo do trajeto. O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, disse acreditar que o edital de licitação seja lançado ainda este mês.




Breno Machado da Costa, Agência JB

Nenhum comentário: