segunda-feira, 24 de março de 2008

METRÔ SOBRE RODAS DE CURITIBA FUNCIONARÁ COM BIOCOMBUSTÍVEIS

Os ônibus da Linha Verde, avenida que deve estar concluída no segundo semestre de 2008, rodarão com combustível ecológico. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), está fazendo um levantamento dos tipos de combustível que poderão ser usados nos ônibus articulados da primeira fase da Linha Verde, que ligará o Pinheirinho ao Centro.

"A Linha Verde não leva este nome sem motivo, porque foi projetada com profunda responsabilidade ambiental. Além do parque linear e das ciclovias que acompanham o trajeto da avenida, toda a infra-estrutura de transporte foi planejada com a mesma preocupação ambiental", afirma o prefeito Beto Richa.

O presidente da URBS, Paulo Schmidt, explica como será feita a escolha do combustível ecológico: "Poderemos usar vários tipos de biodiesel, com percentuais de mistura diferenciados, ou ainda o álcool, para controlar e reduzir a emissão de poluentes".

Para tomar a decisão, estão sendo consultados fabricantes de ônibus e distribuidoras de combustíveis. Com esse levantamento concluído até o fim do ano, a Prefeitura de Curitiba e a URBS pedirão autorização à Agência Nacional do Petróleo (ANP) para as experiências.

Sem autorização especial, é possível misturar no diesel até 2% de compostos orgânicos, como os derivados de soja e de mamona. A lei 11.097, de 2005, que regula a introdução do biodiesel na matriz energética nacional, determinou que, a partir de 2008, todo diesel vendido no Brasil terá mistura obrigatória de 2% de biodiesel. O percentual obrigatório subirá para 5% a partir de 2013.

O projeto de Curitiba é começar com um percentual ainda maior de mistura. "Desde 1995 temos feito experiências com combustíveis menos poluentes na frota do transporte coletivo, e já chegamos a usar mistura de 20% de biodiesel", afirma o gestor da área de vistoria da Urbs, Élcio Karas.

da Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário: